top of page

Como consegui minha documentação para Cidadania Italiana em apenas 2 meses

Confira o relato da nossa cliente, Letícia, que teve a ideia de ir atrás do seu direito de Cidadania Italiana em outubro de 2021 e entregou a documentação ao Consulado de Curitiba em dezembro.


Sempre tive o desejo de conquistar a minha cidadania italiana, porém este sonho sempre pareceu muito distante. Apesar disto, no início de outubro de 2021, comecei a investigar minha árvore genealógica. Até então eu só sabia o nome dos meus avós.
Liguei para uma tia pedindo se ela ainda possuía a certidão de nascimento ou óbito do meu avô. Ela me mandou uma foto das certidões e com apenas o nome dos meus bisavós em mãos, fiz uma busca no site Family Search (recomendo dar uma olhada lá, tem muita informação) e encontrei o nome deles. Não havia nenhuma outra informação além do nome, então, entrei em contato com a pessoa que havia preenchido aquelas informações (o Family Search mostra um nome de usuário de quem preenche as informações, é uma plataforma colaborativa).
Conversando com esse familiar, ele me recomendou que procurasse outra familiar, que aparentemente possuía um livro sobre a família. Depois de várias tentativas, consegui entrar em contato com ela e assim descobri o nome completo e local de nascimento e casamento de meus bisavós e também o nome de meus trisavós, que vieram da Itália.
Agora com o nome do meu trisavô italiano em mãos, fiz uma nova busca no Family Search e encontrei o nome dele lá, preenchido por outra pessoa. Entrei em contato com essa pessoa, um outro familiar distante que até então não conhecia, o qual, para minha alegria, já possuía as certidões de nascimento, casamento e óbito do meu antenato italiano. Ele me mandou uma cópia digitalizada desses documentos, com as quais procurei os cartórios responsáveis para emitir novas vias originais, inclusive a Paróquia de Vicenza.
Recebia as documentações dos cartórios, em média, 2 semanas após a solicitação. A mais demorada foi a da Paróquia Italiana, que chegou em 25 dias na minha casa, no Brasil. Obrigado, Google Tradutor!
Assim, levei aproximadamente 2 meses para conseguir todas as certidões, apostiladas e traduzidas, ligando de cartório em cartório, tudo por conta própria e por telefone e/ou e-mail. Foi incrível descobrir essa parte da minha história.
Depois, eu tinha em mente que viria a parte mais difícil: esperar a longa fila do consulado para entregar os documentos. Eu estava enganada! Lendo o site do consulado, vi que um novo sistema de agendamento estava sendo utilizado, o Prenot@mi. Depois de tentar fazer o agendamento por conta própria inúmeras vezes sem sucesso, entrei em contato com o pessoal do Prenota Fácil. Uma semana depois do meu contato, no início de dezembro, eles conseguiram agendar a minha entrega de documentos no Consulado!
Até agora não acredito que consegui economizar tanto tempo, dinheiro e dor de cabeça. Parece bom demais para ser verdade, mas é real! O sonho de ser cidadã italiana está cada vez mais perto! Gratidão!
bottom of page